quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Emo

Eu lembro que em 2005 um pessoal se vestia de preto, colocava uma franja virada pro lado, usavam maquiagem preta e ouvia My Chemical Romance.


Na época em que o chamado “Emo” era moda, tudo do campo das emoções ou do rock era considerado como hábito deles. Uma música de amor era “emo”, assim como uma flor, uma carta, namorar, usar All Star, usar roupa preta, usar piercing... Até comer abacaxi era “coisa de emo”!

Um cara do meu curso pré-vestibular me disse uma vez que Forfun era emo.

O conceito de “emo” se entranhou na gente de uma forma que a palavra deixou de definir um estilo musical para se tornar um adjetivo pejorativo. Se o cara não gosta de uma banda, ele diz que ela é emo. Se ele não gosta de um corte de cabelo, ele diz que você é emo.
Até o ponto em que emo virou homônimo para “gay”, como se a palavra e sua ideologia  fossem uma ofensa.

Sejamos sinceros: O estilo “emo” não existe mais no Brasil. Como era moda, ela foi ultrapassada por outros conceitos. Por exemplo, nos anos 80, a moda do rock era homens usar maquiagem e botas de couro, com cabelos grandes e pomposos. Se um cara fizer isso hoje em dia, vão dizer que ele é emo.


No exterior, o emo foi alvo de chacotas, assim como foi por aqui. O problema é que isso ainda acontece aqui, e o emo nem existe mais! É como... Dizer que “dinossauro” é uma ofensa!


Eis que então, no final de 2009 e começo 2010, surgiu um pessoal que usa roupas excessivamente coloridas, com calças apertadas e faixas na cabeça.


Aí uma galerinha da pesada vai a um vídeo do restart no youtube, e comenta “Esses emo de merda tem q td morrê bando d fdp”.

Emo? Sem desmerecer o cara, mas ele parece uma salada de beterraba com cenoura. No lugar do all star, eles usam esse tênis-megazord. É bem diferente. O que tem de emo nisso?
Algumas pessoas argumentam que a música é a mesma e isso quer dizer que elas nunca leram a letra dos dois estilos. Enquanto um diz que “Aposto um beijo que você me quer”, o outro diz “Você já se sentiu triste? Bem vindo à minha vida.”
Outro comentário que as pessoas fazem é sobre o Brasil ter originado essa moda (chamada de Happy Rock) e que o nosso país não tem salvação musical.
Bem, a moda pode ter surgido daqui, mas ela se inspirou em outra:

Não é o mesmo cara.

As pessoas criticavam meu antigo cabelo, falando que ele era “cabelo de emo”.
Eu nem tinha franja, mas se tivesse, diriam que eu fazia cover de Simple Plan.
As pessoas precisam parar de dispersar seu ódio generalizando conceitos. Se você acha os dois são a merda do cavalo do bandido, tudo bem.


Mas uma coisa não é igual à outra, seu velociraptor.


Nenhuma dessas imagens é de minha autoria.
A primeira imagem é um grupo de emos que eu achei no Google.
A segunda imagem deve ser de ensaio fotográfico do Skidrow
A terceira imagem é uma genial criação minha, o velociremo.
A quarta imagem é o Pe Lanza, da banda Restart.
A quinta imagem é o Pe Lanza, do Restart, e o Oliver Sykes, da banda Bring Me The Horizon... Adivinhe quem é quem.

15 comentários:

  1. Achei bom rapaz. A idéia é essa mesmo: Não gostar de algo, hoje, infelizmente é despejar informação errônea demais =x As pessoas falam muito. E acabam confundindo muito que não deve...
    Espero que continue postando meu amigo! gosto de ler ^^

    ResponderExcluir
  2. O vilociremo me matou OHAESOIHAOISEHE Subi e desci o scroll umas cinco vezes constatando que não era bug OHEASIHESIOESIOHESIOHS

    Adorei, como sempre. Realmente... Essa parada de emos foi até irritante. "VOCÊ COME GELATINA ROXA?!?!?! QUE COISA EMO!"

    Era realmente algo assim... OHAEIHAOIE

    ResponderExcluir
  3. O vilociremo me matou OHAESOIHAOISEHE [2] Eu tinha ódio de pessoas falando 'EMO!' D: tudo q eu considerava/considero legal se encaixava no conceito de emo '-' alias, qualquer coisa se encaixava no conceito de emo D: ''Não é o mesmo cara.'' ah sim, obg por avisar -sss a unica coisa que muda de um pra outro são as tatuagens..

    ResponderExcluir
  4. PaaAaaAAandA! ;D

    *Aposto um beijo que você me quer s2*

    xDDDDDD

    Bu!

    ~ K.Shiro

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post. Obrigada pelo comentário no meu blog. O mundo está de cabeça pra baixo e por isso há tanto sofrimento. COncordo com tudo o que vc disse. Infelizmente, as pessoas dizem de algo que elas não conhecem, não entendem e acabam praticando preconceito e burrice. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Skid row ftw. Só isso que tenho adizer.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o tenis-megazord XDDDDDD
    Concordo com tudo \o/
    Eu não sabia q era happy rock, so sabia q eram coloridos, ainda acho q eles copiaram o naruto XDDDDDDD

    ResponderExcluir
  8. Tenis megazord! Muito bom, sim, sim eu lembro da época que tudo era emo... Era uma época tão sombria... E triste.

    Enfim, voltando a felicidade hoje é tudo colorido e fofo, que coisa não? '-' e ainda não ficou bom.

    As pessoas tem o hábito de generalizar, isso chega a ser engraçado principalmente quanto ao Forfun, me pergunto o que o Danilo diria se visse isso.

    Eu gostei do seu post e foi engraçado lembrar que ás vezes andando na rua todo mundo já foi chamado de emo. Parabéns *--*

    ResponderExcluir
  9. bom, tava faltando meu comentario!
    já que possivelmente fui uma pessoa chamada de emo ao estremo! mas na minha época gotico viro emo e ai emo viro otako e agora salda de beterraba com cenora! ( sem ofensa a salada, claro).
    bom vamos voltar ao comentario!
    pois eu né! enfim fiz um pouquito de historia da moda! e ela me diz e me deixa CLARO que tudo é uma releitura!
    emo! releitura do punk e do proprio gotico! e isso agora nada mais é que os anos 70/80 toda a estravagancia das "CORES" e gos cabelos de cuia! tadas as meias calças e calças coloridas, tão justas que mais parecem meias! ponhe no google anos 70 e dpois 80! lá ta aprova do que eu digo!ps: aposto que os "from UK" ou coisas como a banda Metro Station (que surgio em 2006)já possuiam esse estilo de rock happy... sei lá! bom... bom! era pra ser só um comentario, porem pareceu um outro post! bjus!

    ResponderExcluir
  10. Continue postando, pois vc escreve muito bem, Estarei sempre por aqui pra te dar a maior força.
    Algumas pessoas falam e nem sabem o que estão falando, talvez pela carência falam muito e infelizmente dizem algo que elas desconhecem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Sim, eu me lembro dos emos. Eram tempos difíceis e eu cheguei até a pensar que eles iriam dominar o mundo. Felizmente essa minha infeliz teoria não se concretizou e a moda passou. Mas, como nem tudo são flores e a vida não é alegre, enfeitada com bolinhas cor-de-rosa (o que nesse caso eu acho que é sim), eis que aparecem os coloridos com tênis-megazord. Mas passa, eu sei que passa.

    ResponderExcluir

Diga alguma pandagem.