quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Otaku Idiota


 O Brasil e o Japão tem uma história em comum: Tem muita gente daqui que está lá, e muita gente de lá que está aqui. Eu mesmo tenho uma tia que mora lá.
O.I. é um primo do A.I., por compartilham do mesmo nível mental. O “I” é de “idiota”, como vocês podem imaginar.

O “O” é de “Otaku”.

Pra quem não sabe, o termo “Otaku” é dado para uma pessoa que é fã de alguma coisa. Uma fã de Fiuk que more no Japão é uma Otaku. Um fã do Leonardo Moura que more no Japão é um Otaku. No Japão, chamar uma pessoa de “Otaku” pode ser considerado uma ofensa, visto que por lá, a visão que se tem de um Otaku é a seguinte:


Aquela bonequinha de saia laranja é a sailor Vênus? Ou é a Júpiter? Sou daltônico.

Aqui no Brasil, o significado de Otaku se modificou. Não rotulamos uma pessoa de Otaku apenas por ela ser fã de alguma coisa... Aqui o rótulo de “Otaku” se encaixa exclusivamente a pessoa fãs de anime e mangá.
Claro, nada faz mais sentido do que pegar uma palavra de outro idioma e mudar para o que você quer.

A diferença é que lá ser fã de anime e mangá é algo natural. Animação e quadrinhos fazem parte de sua cultura. Mesmo que um navio japonês tenha aportado no nosso litoral há 100 anos, não quer dizer que a nossa cultura será igual à deles.

É aí que dá merda.

Os Otaku brasileiros são alvos de preconceito e chacota pela maioria. Até aí, nada demais. A natureza humana é rejeitar e temer aquilo que não conhece, por segurança própria. Por muito tempo o rock também sofreu esse processo, por exemplo.
O problema é que os Otaku dão motivo pra isso. E não são poucos.

Eu freqüento esse meio de anime e mangá há uns quatro anos, e vi lá de dentro o que acontecia. Via também do lado de fora, quando saía de uma convenção dessa tribo. Uma menina uma vez disse pra mim “Ah, as pessoas tem muito preconceito com a gente! Só porque eu me visto com camisas de anime e tenho o cabelo roxo, as pessoas acham que eu sou retardada!”.


E daí? O problema é que ela não reparou que as pessoas se incomodam com as atitudes dela, não com o cabelo roxo e a camisa do Full Metal Alchemist. Cabelos coloridos já “existem” na nossa cultura há algum tempo, e o preconceito contra isso já foi bastante amenizado. Camisas de anime podem ser confundidas com uma camisa qualquer.

Essa menina fazia coisas de mérito suspeito, dizendo que era parte da sua “cultura otaku”. Se ela tivesse um pouco mais de inteligência, ela podia prejudicar um pouco menos a sua tribo.
“Como assim prejudicar?” Ela, assim como muitos outros Otaku, fazem coisas que prejudicam a si mesmos. As pessoas passam a entender errado do que se trata esse “negócio de anime”.
Felizmente, nem todas as pessoas desse meio são assim. Conheci pessoas maravilhosas por lá, e fiz amigos que considero muito.

Mas... O que essas pessoas fazem de tão... “errado”? Bem...

Gírias japonesas


É aquele cara que fala um dialeto estranho: Apenas ele e mais alguns poucos entendem. Eles falam até você ficar cansado de tentar uma comunicação terráquea.

Porque prejudica: Na verdade, o problema não é a mistura, e sim o excesso. Leite com morango é bom... Coloque 70 morangos para 1 litro de leite.
Quando se mistura gírias japonesas com o português, faz com que as pessoas pensem que você é esquizofrênico, afinal parece que você “inventa” palavras do nada. Se alguém chegasse para mim e falasse “Hoje eu comi um plung... Tava muito kachang”, eu iria ficar com um pé atrás... Afinal, parece língua de maluco.
Pensem bem nisso: Não tentem forçar as pessoas a acharem isso normal! Pra você é normal, para as outras pessoas, não.
Elitismo

Quem foi o bolha que inventou a frase “Anime não é desenho”? Eu acho que foi alguém que tem vergonha em reconhecer que é fã de desenhos animados, ou então alguém que os considera infantis. Simpsons é um desenho infantil?

Peguei você. A Lisa é mais madura que eu e clicando nela você lê poesias!


...


 É sério! Tem uns escritores muito bons nesse site!

...

Ok, voltando...
Porque prejudica: Sinceramente, dizer isso é dizer que você gosta de algo alienígena. Afinal, você gosta de algo feito em um estúdio de animação, por animadores, porém não é desenho animado. Então é o quê? Torta de maçã? Falar isso diminui sua própria credibilidade, e faz de você um merecedor de um dicionário.

Guerras com outros


Se uma pessoa não compartilha do gosto por seu hobby, você não deve obrigá-la a participar do mesmo.
Sempre tem um infeliz pra dizer “Mangá é melhor do que quadrinhos americanos!”.
Pra que dizer isso? Assim como dizer “Anime é melhor que futebol!”.
Pode até ser que mangá seja melhor do que algumas coisas, mas isso não faz de você uma pessoa superior. Se uma pessoa prefere jogar futebol ou ler o Batman do que ver anime, essa pessoa não é inferior a você.
Já dizia um sábio (ou um cantor de forró... não sei quem disse isso): “Não pense que são inteligentes apenas as pessoas que pensam como você.”
Eu já disse isso antes? Diabos, não lembro.

Porque prejudica: Muitas pessoas já criticam o hobby, e dessa forma, você cria mais “inimigos”. Na comunidade do Orkut da minha ex-turma, um cara disse “Eu vou pra Lapa sim, você e seus amiguinhos do anime e do RPG matam gente e ficam odiando os outros”. Imagina quantos O.I. ele já encontrou na vida...


Guerras entre si

Pessoal que gosta de Rock Japonês brigando contra pessoas que gostam apenas de anime. Pessoas que gostam de anime X brigando contra pessoas que gostam do anime Y.
Vocês não aprenderam nada com os espartanos?


União...?

Não tenho muito que comentar, é a atitude que eu tenho maior aversão. Já vi até mesmo pessoas caindo no braço só por um lugar na fila, mais de uma vez. Apenas um exemplo: dois caras, um “do anime” e outro “do j-rock”, brigaram por lugar na fila de ingressos reservados, perto de mim.




Sim... Ingressos reservados.




Sim... Reservados.
É, eu sei. É a vida.
Porque prejudica: O grupo não tem união. Para muitas pessoas de fora, é só “um monte de metaleiro que arranja confusão”, ou “adolescentes arruaceiros”. Vamos ser honestos, é assim que as pessoas vêm o público Otaku nesse país.

Eu teria mais uns dez motivos para colocar aqui, mas não quero fazer com que o clima do texto fique ainda mais pesado.

Pra fazer o clima ficar mais leve, um dos meus sorrisos preferidos de anime:


Até semana que vem!


A não ser pelo desenho da menina de cabelo roxo, nenhuma das imagens é de minha autoria.
A última imagem  é do mestre Eiichiro Oda, autor do mangá mais vendido de todos os tempos.

13 comentários:

  1. O problema eh q o pessoal prega o excesso, eu tava no tijuca e um grupo de camisa preta de bandas de jrock e anime e ateh banda metal duu mauu la, juntaram, era um grupo com quase 20 cabeças, a mesa dele com certeza não cabiam todo mundo, ai eu tava perto, eles simplesmente ficaram em cima de mim, quase sentaram na mesa q eu tava guardando pros meus pais, po, sem edução nenhuma, meus pais msm reclamaram, eles berrando no shop, coisa desnecessaria, po vc quer se divertir com seus amigos, vai la po, mas tenha educação, pessoal chuta o balde nos exageros. Eu so escuto pessoal das antigas q iam pra eventos falarem mal do pessoal agora q frequenta evento, pq pessoal tah sem limite sabe? Não faz pq gosta ou pq acha akilo interessante, mtas vezes por rebeldia e querer simplesmente aparecer. Otaku virou sinonimo de sem noção, ridiculo isso =.= Eu tava lendo um manga q contava a historia de um otaku, nossa, eu fiquei com medo dele, mto comedia. Eu teria medo dos otakus do japão, se bem q tem uns akis q tb jah to ficando... XDDDDDDDDD
    Meus comentarios são gigantes, tenho q parar com isso ^^"
    Se bem, excelente seu post, mto bem dito concordo ctg \o/
    Mas eu prefiro o sorriso do shun *O*
    tah bom parei XDDDDDDDDDDDD
    Bjks =***

    ResponderExcluir
  2. Ps: esqueci de dizer q a foto do bebe eh mto lindaaaaaaaaaaaa q vontade de apertar ele *O*
    Eu quero ele pra mim *O*
    ele eh mto fofo *O*
    XDDDDDDDDD

    ResponderExcluir
  3. Onde compro minha camisa do "Furmeta das alquimia"? *_*
    Enfim...
    Otaku hoje em dia é algo a ser conversado. Existem otakus e otakus né... Por isso o seu recorte daqueles "idiotas"...
    Assim como qualquer grupo, existem aqueles que aparecem mais - ou tentam, e esse será sempre o problema entre os grupos humanos: Seja aquilo que curte, acha interessante, mas não tente impor em nenhuma circunstância. Bom pra você pode ser a morte pra mim, mas o que vale é tentar viver em equilíbrio ^^ Claro, desde que ninguem se prejudique por isso.
    Belo post jovem... aguardo o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade eu falei em um trecho que conheço pessoas legais desse meio... Mas, sinceramente, as considero como exceções.

    ResponderExcluir
  5. Vou tietar antes, tá? :)
    Seu blog é ótimo. Eu estou divulgando em todo lugar, acredite.

    Enfim, sobre o assunto do post, eu concordo em partes mas, eu tenho uma dúvida: me enquadro na classificação "otaku" por ser cosplayer?
    Whatever, rs. Eu estava falando sobre isso com sua irmã ontem, loucura! "Otakus" vs. "VK" ...

    Eu hein. '-'

    ResponderExcluir
  6. Acredito que Otaku - no Brasil - é quem se considera assim. No Japão é uma coisa mais pejorativa, no caminho do Bullying, até.
    Não tenho nada contra quem se considera Otaku, eu mesmo me considero... O problema é que muitos deles prejudicam a si mesmos tomando certas atitudes de lógica duvidosa. Sinceramente, pessoas que brigam em comunidade de evento sofrem alguma aflição em suas vidas!

    Cosplay é uma coisa muito legal, sempre quis fazer montes! Por motivos cósmicos, nunca fiz. Acredito que alguns cosplayers não são Otakus (Conheci um cara que gostava apenas de UM anime, e fazia cosplay de UM personagem, e somente aquele). Porém, acredito que grande parte sim.

    Obrigado por comentar, ler e divulgar *o*
    Gosto muito de comentários, ainda mais os de crítica! *~*
    Divulgação, quem não gosta, não é mesmo ^^?

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, uma pausa muito séria para... QUE CRIANÇA MAIS LINDA, CUTCUT! Vai ser minah nova fantasia do carnaval para ficar tão lindo quanto ele.

    Voltando a ser racional... Uau!!!! Eu gostei muito desse novo post, porque sendo uma "otaku" racional como sou, me identifiquei bastante, porque demorei até saber o que era "otaku" mais ou menos, eu sempre assisti a animes, desde pequena, até porque quem nunca viu Dragoon ball, mas com o tempo criei mais identificação por um tipo de desenho do que de outros, nenhuma distinção maior, eu só sabia que eram coisas diferentes os animes, para os cartoons, não sei explicar, mas sem ser só os traços.

    Eu achava as histórias melhores, não sei, mas enfim cresci e depois de muito tempo, fui descobrir essas definiçoes sobre anime, otaku, manga, trejeitos, girias, ou até forma de se vestir de uma tribo diferente, e notei que as pessoas dão mais atenção a essas coisas banais do que aos animes em si, que os levou até ali.

    E fico feliz que mais alguém pense assim e saiba se expressar tão bem quanto você =D Meus parabéns!

    (Contei minha história de vida que lindo *---*)

    ResponderExcluir
  8. Quando eu ia comentar, entrei na wikipedia... Enfim. Eu ainda não sei se o certo é "Luffy" ou "Ruffy"... Porra, Eiichiro Oda-sama --'

    Enfim, como já disse a Reah, nós estávamos falando sobre isso e eu concordo que o pior... São as pessoas que frequentam o mesmo ambiente discutindo entre si sobre assuntos que tem coisas em comum!

    É bobeira demais D: E até eu, que frequento esse ambiente e tal... Vejo tanta babaquice... Pessoas se dividindo em grupos que falam mal um dos outros em um lugar que era pra ter um monte de pessoas com um denominador em comum para se divertir.

    Já tive medo de ser assim OAEEAHI Aí vi que não seria nunca... Mas, como você também disse... Há lados bons. Eu adoro ir à eventos, encontrar meus amigos, comprar coisas e talz... Também conheci pessoas maravilhosas que curtem anime, j-rock e... Ah, cultura japonesa em geral-q

    E o sorriso do Ruffy/Luffy é demais.

    E Eiichiro Oda é mestre. MESTRE <3

    ResponderExcluir
  9. Eu vou em eventos de anime desde... muito tempo (quando os eventos da UERJ eram feitos do lado de fora xD) e de lá pra cá deu pra perceber a mudança de comportamento das pessoas... principalmente das meninas...
    Hoje evento de anime é mais um lugar para as pessoas se pegarem/brigarem/kawaiizarem do que para curtirem o evento em si (sem querer generalizar claro)

    E anime... eu vejo desde pequena (obrigada dona Katia <3)
    Naquela época eu nem sabia o que era anime, sempre era o desenho dos caras de armadura ou das meninas de saia colorida

    E aquela é a Sailor Venus mesmo, a saia da Jupter é verde @_@

    ResponderExcluir
  10. Panda, esses são os menores dos motivos ao meu ver. Eu ia a eventos de anime na época que tinha um por ano no Rio de Janeiro e era em paradas tipo sobrado com 10 cabeças no máxmo. Não vou ser saudosista e dizer que era a "Era de Ouro", porque não era não. Mas, as pessoas se portavam como pessoas racionais. Hoje em dia, evento de anime é uma parada pra lá de bizarra, eu te conheci em um, vale a pena ir, você conhece gente legal, mesmo sendo 90% das pessoas lá portadoras de alguma doença mental severa. Um dos maiores problemas, é que às vezes as pessoas acham que são os personagem de anime mesmo, tenta imitar os trejeitos as falas, não sabem aonde termina o Naruto e aonde começa o Carlos por exemplo, exemplo fictício, OK? Se portam como loucos no asilo, não s´dentro do evento, mas, no meio da rua também. Pra tudo tem lugar. Principalmente pra quem joga RPG e sabe que o preconceito que nós sofremos foi bem pior. Aprendemos, ou não, da pior forma que uma boa partida de Live tem que ser escondida de todos os leigos, se não, nós somos admiradores de satã e estamos convocando-o. Quer ser feliz com seu anime? Seja, eu sou, tenho 23 anos, leciono e não tenho vergonha de dizer que sou fã anime, assim como sou de HQ, Manga, Video-Game, Star Wars, Star Trek, um nerd completo... Mas, não hajo como se tivesse uma doença mental. Faço zoação? Ô, se faço! Mas, tem que saber aonde fazer e aonde não fazer... Dei só mais uns retoques e minha opinião. Quem quiser, "taí" meu Twitter, me xiga lá, segue, manda mensagem o que quiser: @kiraookami

    ResponderExcluir
  11. É aquilo né, cara... Várias coisas "de ruim" acontecem por lá, e as pessoas que tem consciência do que está acontecendo julgam como "pior" ou "menos pior" cada acontecimento. O que mais me incomoda é briguinha... Mas, também fico incomodado com esses caras que "interpretam demais" seus personagens favoritos.
    E como dizia o ditado "Os incomodados que se mudem"...
    Mudei-me... Não vou mais xD

    ResponderExcluir
  12. Teve até aquele japa que se 'casou' com uma almofada dessas oO enfiiim! Conheço essa img do bebê (: HAUAHUAHAU acho q foi lá pela 8serie.. tinha uma menina na minha sala que fazia EXATAMENTE tudo isso '-' qdo ela resolvia conversar cmg sobre uns animes e talz ela era até legal..mas dai por conversar com ela sobre isso acabava sobrando p mim tbm, pq ficava parecendo q eu fazia as mesmas coisas q ela, q sempre q ia conversar com os outros 65% das palavras eram japonesas, dai falavam sobre e ela arrumava altas brigas..e acabavam me metendo no meio tbm (Y) acho q ela faz isso até hj..mas eu não estudo mais com ela..

    E aquela é a Sailor Venus mesmo, a saia da Jupter é verde @_@ [2

    ResponderExcluir
  13. eu quero que essa gente se foda temgente que venho tirar minhas orelhas daminha tokinha e fdp apanho muito tem otaku que sabe lutar porra ai ja era quero verque alguen fale vosta eu ondo na rua como eu quero e ninguen fala nada ele fala por tras mais quero ver falar na minha cara para ver se ele ainda vai ficar vivo

    ResponderExcluir

Diga alguma pandagem.