quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Clientes Estúpidos


- Desculpa, senhor, trarei outra...
- AGORA DEIXA! VAI ASSIM MESMO! ESSE LUGAR TEM UM PÉSSIMO ATENDIMENTO!

Trabalhar com pessoas é complicado. É preciso reagir de acordo com a ação do seu interlocutor e prestar o serviço de forma eficaz ao mesmo tempo. Realmente, algumas empresas, restaurantes e redes de supermercado demonstram uma boa vontade enorme em agir de forma tosca com você. Perguntei para algumas pessoas sobre quais são as reclamações em relação a atendimento, e as respostas mais comuns foram as mais previsíveis:

Demora no atendimento
Tratamento agressivo por parte do vendedor
Venda de produto errado

Realmente, esses três fatores são o que impulsionam toda a guerra que existe entre o cliente e o vendedor.



Mas tem cliente que... Meu Deus do céu.


CE é uma sigla para clientes estúpidos. Munidos de seus supostos “direitos do consumidor”, eles tratam o vendedor como se ele fosse um trabalhador compulsório de mina de carvão. Eles existem em qualquer lugar que ofereça um serviço de consumo, e são os usuário de um termo que pessoalmente me irrita:

“Ô Filhinho...”

...


Sério, de onde veio isso? A pessoa não é sua filha, e você obviamente não diz isso como apelido carinhoso. Esse sentimento de falsa superioridade é feito para rebaixar o vendedor, que muitas vezes não está errado, ou cometeu um erro do qual não tem culpa.
Normalmente, esse “Ô Filhinho...” é seguido de “vem cá por favor”, demonstrando uma ironia que esconde a raiva desenfreada do cliente chato. Como diria um professor de Geografia que eu tive:


“Ô filhinho” é o caralho!




Ele quem disse, não eu.
Restaurantes e redes de fast food


Vou começar falando do lugar onde tem mais CE falando “Ô filhinho”.
Em um restaurante, o garçom atende um monte de clientes, equilibra mais prato que malabarista do Beto Carreiro e ainda tem que ouvir idiotice de cliente. Muitas vezes, o pedido vem errado e isso realmente é uma falha do restaurante.

Não do garçom.

Não é ele quem faz a comida. Se você pediu um shumbrega bem passado e veio mal passado, a culpa não é dele. Muito provavelmente ele avisou isso na hora de cozinhar os pedidos. Ele errou, mas a culpa não é dele, e sim dos cozinheiros relapsos. O garçom é tão vítima quanto você. Pois depois dessa algazarra desnecessária, provavelmente o garçom vai ter problemas no restaurante.

Em uma rede de fast food, a coisa é mais frenética. Eu não sei como aqueles atendentes não ficam malucos, atendendo duas ou três filas de clientes chatos ao mesmo tempo. O pagamento vai ser feito no cartão de crédito, e a máquina de pagamento dá defeito. O que acontece em seguida? O CE começa a brigar com o atendente, pois claro, a culpa é dele. A máquina não gostou do sorvete sabor melão e deu defeito. Ou então... O atendente é o Magneto.


Seria legal se ele realmente fosse o Magneto.

Isso são apenas exemplos do que um CE faz quando está com fome e está na rua.

Supermercados

 

Normalmente, aqui os CE agem de forma coletiva. Eles têm a capacidade de descontar sua frustração diária e o aumento do preço do leite na pessoa que está no caixa. Às vezes um produto sem o código de barras é o suficiente para a explosão do Cliente Estúpido, que julga o atendente do caixa como a pessoa mais incompetente do mundo.
É claro, ela retirou o código de barras do produto com sua técnica secreta de atendente de supermercado.
O pior é quando o atendente “faz um absurdo desses”, toda a fila do caixa se revolta, fazendo uma espécie de motim do código de barras! Quem me dera se as pessoas se revoltassem assim com o que realmente importa.

Atualmente as pessoas tem se revoltado contra o que realmente importa lá no Egito.

Hospitais, clínicas, postos de saúde


Não consigo imaginar um paciente de hospital como “Cliente”. Mas, mesmo que sejam, muitos pacientes agem como um CE.
Aqui é onde o CE adquire o incrível poder de ter um diploma de medicina. O médico diz a seu paciente: “Tome esse remédio durante cinco dias, sem falta. Ouviu isso, dona Godofreda? Sem falta!”. A infeliz diz “Sim, dotô! Não sô surda!” e sai do hospital.

Três dias depois, ela para de tomar o remédio, alegando se sentir muito bem.

Mais três dias depois, e ela volta pro hospital, pior do que antes.

“MAS DOTÔ ESSE REMÉDIO NÃO FAZ EFEITO NENHUM!”
...

...

...

É??? O médico pediu para você tomar o remédio todos os cinco dias e você parou no terceiro. “Mas doto, eu já tava si sintindo bem! Pusquê eu vô tomá um remédio se eu já tô boa, santu cristo de deeeeus... Vô procurá otru médico que esse aí tá cum nada.”

...
...
Ninguém é obrigado a saber muito sobre remédios, medicina, doenças, etc. Mas, já que você não sabe sobre isso, porque não confia no que o médico diz? As chances dele estar certo são maiores, eu suponho.

Nutricionistas, endocrinologistas, homeopatas... Esses são alvo de CE, também. Você quer perder 15 kg. Vai a um desses caras, e pede uma dieta para emagrecer. Ele te dá uma receita com um remédio, uma tabela de alimentação correta, recomenda exercícios, te dá aquelas bolinhas homeopáticas, etc. Eles pediram no mínimo duas dessas coisas citadas.
O CE não cumpre isso. Come o que não deve, não vai caminhar porque o clima está nublado... E passam-se quarenta e cinco dias!

“Doto, num perdi uma grama!”.

O coitado do médico diz o óbvio: “Você não deve ter seguido a dieta à risca, não é?”
Mero erro falar uma coisa dessas...

“TÁ DUVIDANU DE MIM DOTÔ!? COMASSIM? NUM VOLTO MAIS NESSE DOTÔ NÃO! DIETA ENGANOSA!”

E então, esse cara vai a um Fast Food, come um sanduíche com novecentas calorias, e reclama como um javali raivoso pelo fato de não ter vindo com uma fatia de bacon. Logo depois, vai ao supermercado comprar pizzas e salgadinhos congelados, e reclama com a moça do caixa que eles estão fora da validade.

Muito obrigado pela preferência, volte sempre ^^.

Nenhuma das imagens é de minha autoria. Kira, peguei essa foto da criança no carrinho de um de seus álbuns no Orkut... Só pra avisar.

7 comentários:

  1. Fui a primeira a comentar. Fuck Yeah. Antes de mais nada...

    Atualmente as pessoas tem se revoltado contra o que realmente importa lá no Egito.[2] fodão.

    Outra... Eu nunca sou chata com os vendedores porque vejo TANTO, mas TAAAAAAANTO chato em fila de banco, balcão de pastelaria, fila de loja de roupas, que me sinto a pessoa mais legal do mundo.

    Gostei da ideia do Magneto... Porque além de ele ser foda, esse ator é muito pintoso OEAIOEAHIOAHE

    Esse Senhor Cachorro-Quente é muito fofo e voltando ao assunto... Acho que o pior CE é de restaurante mesmo... Porque quando se trata de comida, o ser humano se torna um TROÇO assustador.

    Adorando, como sempre AEAEAE

    ResponderExcluir
  2. Só voltando pra uma observação estúpida... Tive que digitar "pretiona" pra postar meu comentário e eu não sei por que motivo, mas ri bastante dessa palavra OIHEASOIHAESI

    ResponderExcluir
  3. Eu acho pior do q isso eh atendente de telemarketing, esse sim sofre, eu assumo jah me revoltei mto com eles, pq tem cada coisa foda q eles falam, jah tah estressado pq o serviço não eh bom ai fala uma coisa jah eh motivo pra quase matar ele, tadinhos, to tentando maneirar isso, sei q não eh culpa dele
    Mas esse negocio de atendente eh engraçado, ontem eu ligando pro china in box, a mulher falou q sofreria atraso maior, explicou q era devido a chuva, ai falei: po,tdb, eu entendo, a chuva tah braba a msm, a atendente ficou mega feliz e desabafou: ahhh po, tem pessoal q eh mto estressadinho, não eh compreensivo, não entende e so quer reclamar, ai depois eu não falo q vai demorar mais reclama dizendo "pq não falou antes?" coisas do tipo, eh horrivel e ainda to com medo da luz daki cair, ai sim fica insuportavel trabalhar. Imagina quanto a mulher tava apreensiva, pra mulher sair falando e desabafando com uma pessoa aleatoria q simplesmente disse: tudo bem, eu entendo
    Pessoal acha q atendente eh o shaka de virgem, tipo isso XDDDDDDDDD
    Essa do medico, eh foda, minha familia nunca toma o remedio ateh o final, mas ainda bem q não xingam o medico XDDDDDDDDD
    Mas isso acontece direto, da odio quando depois reclamam, eu não sou o medico, mas fico so de imaginar ^^"
    E olha se tivesse um atendente magneto eu sairia fugido com certeza, tadinho do meu tornozelo, ele faria um estrago XDDDDDDDDDDD
    Muito bem escrito e excelente idéia, mto foda msm *O*
    Continua assim, viu?
    Eu como sempre com comentários monstruosos XDDDDDD
    Texto foda
    Bjks =***

    ResponderExcluir
  4. "O atendente é o Magneto." - MORRI
    Continuando a ler...

    ResponderExcluir
  5. Agora sim ^^
    "Gostei da ideia do Magneto... Porque além de ele ser foda, esse ator é muito pintoso OEAIOEAHIOAHE" Ele é foda, ainda é mago nas horas vagas, e ativista gay quando luta pelos seus direitos ^^

    Enfim,
    Tem gente que não sabe entender algumas coisas... Acaba terceirizando problemas pra pessoas que na maioria das vezes nada ou muito pouco tem a ver com a questão.
    Eu ja não tenho o hábito (de vez em NUNCA) de ficar nervoso, esbravejando e etc. E se eventualmente acontecer um dia, acho dificil que seja num momento de.. compras? o.o pessoas explodem por tudo =x O mundo hoje está assim mesmo.
    La no Egito o pau come por questões um pouquinho mais sérias... e nota-se a importância do fato quando não adianta um ou outro reclamar por telefone ou com qualquer vendedor sobre o Presidente ^^ A parada é ir pra rua e dar especial nos outros mesmo. E lembrando: Não necessariamente quem está na rua está com ódio no coração, raiva, ou nem muito perto; só está la reivindicando os direitos - afinal, 30 anos com o mesmo presidente...

    ResponderExcluir
  6. Bom, não posso dizer q a "culpa" é só dos clientes... tem pessoas abusadas e estúpidas dos dois lados xD
    Eu sei pq onde eu trabalho, vejo os dois lados
    Tem clientes (nossos) muito abusados e clientes (dos nossos clientes) piores ainda.
    E a parada do garçom, pode ser sim culpa dele... se ele entendeu mal o pedido, vai vir errado. Vai ser meio que um efeito bola de neve xD

    ResponderExcluir
  7. Eu concordei com tudo. :O
    E ainda concordei com a Yoshi quando ela disse que o Magneto é pintoso. Exceto em Senhor dos Anéis, pff.

    E, isso serve como uma forma de atenção. Inclusive pra mim, que me revolto com o caixa porque ele não me dá 1 centavo de troco. :(

    - Momento Tiete -
    Amo seu blog. Aeaeae

    ResponderExcluir

Diga alguma pandagem.