quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sexista Pamonha

Guerra dos Sexos é uma idiotice.

O pior é que sempre existiu. Já foi mais intenso: Os homens eram superiores, as mulheres “teciam tapetes esperando o guerreiro voltar”, como dizia Humberto Gessinger. Mulher não podia votar, homem não podia chorar. Homem trabalha, mulher cuida de criança e faz comida. Em algumas culturas, as coisas ainda são assim, claro.
Há muito tempo atrás, mulheres queimaram sutiãs e então todos gritaram “Viva! Igualdade!”. Algumas pessoas também lutaram pela liberdade de expressão, gritando “Igualdade! Homens choram! Mulheres votam!”

Algumas pessoas fazem o “favor” de ignorar isso. Inclusive algumas mulheres!

SP é a sigla para Sexista Pamonha. Ele está em todos os lugares do mundo, pode ser homem ou mulher e muitos deles sofrem de homofobia. Coitados, sofrem de dois problemas.
Explicar o que seria um Sexista Pamonha seria clichê e chato demais. Logo, vou exemplificar, com o meu jeito Panda de ser.


Homem não usa rosa


Sempre tem aquele cara cachaceiro que fica vendo jogo de futebol pay-per-view num bar, e diz para o seu filho que rosa é cor de menina.
Não tenho muito conhecimento de moda e prefiro não ter, apesar de que seria mais conteúdo na minha cabeça. Apesar disso não há conhecimento de moda que impeça um homem de usar a roupa que ele quiser. Os pais não deveriam criar seus filhos para seguirem um ideal do que vestir. Aposto que tem coisas maiores com o que se preocupar.

 Casinha e bonecos.


Desde pequena, a criança aprende a brincar de acordo com a divisão de tarefas. Os meninos brincam de homem-aranha, Ben 10 e Bakugan. As meninas brincam de... O que as meninas brincam hoje em dia? É, eu estou bem desatualizado.
Uma rede de fast-food oferecia como brinde, brinquedos para meninos e brinquedos para meninas. Um menino pode escolher o Ben 10, é normal que ele escolha. Até porque o Sexista Pamonha vai enfiar Ben 10 no cérebro do pequeno.

E se a menina quisesse brincar de Bakugan?

Quais são as provas de que ela cresceria e se tornaria um cidadão pior? Na verdade, já li muitos estudiosos dizendo que a brincadeira clássica de “casinha” tende a formar mulheres dependentes de força masculina.
Tenho a impressão de que as pessoas seguem isso “porque é assim”.
É, humanidade... Vocês vão acabar todos apanhando do Shun.

Homem pegador


Como diria Gabriel, o Pensador: “O seu prato preferido é a Costela de Adão”.
Os garotos são treinados, como lobos, a tratar as mulheres como se fossem ovelhas. Existe toda uma conversa de status baseado em relações “afetivas” com as mulheres. Funciona de uma forma bem simples:

“Não pegou, é bicha.”

A criança passa a levar esse ideal para toda a vida. Ou seja, machismo. Citando Gabriel novamente: “E isso vem desde o berçário: Se você não azarar a enfermeira boa, vai crescer otário.”

Mulheres e seu príncipe encantado


Apesar de eu já ter dito algo aqui, muitas meninas são criadas para idealizarem um homem que se molde em suas preferências. O resultado disso é a filosofia “homem não presta”. Com certeza, essa filosofia vem da frustração de descobrir que seu príncipe nunca existiu, e que procurava características de um príncipe encantado em um homem que não as possui. Dessa forma, a mulher cresce se alimentando de uma ilusão que vai machucá-la bastante no futuro.
É que nem aquele velho que faz presentes com mão-de-obra escrava de duendes, no Pólo Norte... Não existe!
Existem homens legais, existem homens idiotas. Generalizar é um ato muito precipitado.

Cabelos longos


As pessoas possuem algum problema com cabelos. Não só com cabelos, mas com fisionomia. Elas resolvem classificar as pessoas como “cara de homem” ou “cara de mulher”. Sejamos sinceros, os cabeludos já foram mais comuns, porém o preconceito era muito maior. Um amigo meu me falou sobre um cara cabeludo que resolveu contratar apenas cabeludos para sua empresa. A iniciativa do cara foi genial.

Sejamos sinceros: As mulheres foram criadas para gostarem dos homens que protagonizam comercial de creme de barbear. Um Sexista Pamonha contrata homens “bem arrumados”, ou seja, com cabelos curtos.

Bem arrumados... Cabelos curtos... Bem arrumados... Cabelos curtos. Eu devia chamar isso de hipnose.

Homem não chora


Acreditava-se que segurar o choro representava masculinidade e força. Um homem que chorava não era digno de confiança e era desonrado.

Hoje em dia, um menino que chora não é macho.

Dados científicos comprovam que 75% dos homens se sentem bem após chorar. Não vou explicar timtim por timtim, mas funciona assim: Você chora, externalizando algumas substâncias que causam estresse. Além disso, quando você chora, liberam substâncias que funcionam de maneira anestésica.

Além disso, reprimir o choro pode causar quadros variados de depressão, assim como uma série de doenças psicossomáticas. Úlcera, gastrite, pressão alta... Talvez até explosões nucleares sejam causadas por reprimir o choro.
Chorar é um ato natural do ser humano. O homem é o único animal que chora. Tal choro funciona como método de defesa, ou para demonstrar sentimentos variados.

Quer dizer que quando um menino chora, ele não é um homem?


Pirralho sem honra...

Existem mais regras sexistas, mas fica pra um outro dia.

Até semana que vem! Não morram até lá!
Nenhuma das imagens é de minha autoria.

6 comentários:

  1. Shun lindão *O* Exatamente, shun bate em todo mundo \o/
    Esse negocio de chorar me faz lembrar uma vez eu na casa do meu ex, ele contando da familia começou a chorar, ele seria o exemplo de masculinidade sendo o armário q ele eh, mas ele chorou, eu não julguei, nem zuei ele de viadinho ou mulherzinha, era momento, eh a vida, homem chora como qlq outro ser humano, eu respeitei ainda mais ele devido isso.
    Esse negócio de principe encantado eh propaganda enganosa XDDDD Como uma vez no bombom serenata de amor disse: "amamos as pessoas não pelas suas qualidades e sim pelos seus defeitos", depois que parei para pensar, concordei 100%, os defeitos que nos tornam mais diferentes um dos outros, não há ngm 100% perfeito.
    Esse negocio de brinquedo eh preconceito, pq não gostava de brincar de boneca ou de casinha, brincava de cvz e com aqueles bonequinhos de comandos em ação, fui criada com homem da nisso, eh comprovado hj em dia q a maioria dos meus amigos são do sexo masculino XDDDDDDDD
    Homem pegador eh extressante, um amigo tem uma namorada e jah traiu ela várias vezes e quando eu pergunto o pq dele trair, ele simplesmente diz q não trai, mas se eu coloco a msm situação que ele pratica sendo a namorada como autora da ação ele diz q ela trai, ele disse q nunca vou entender e realmente nunca vou msm, toda vez q ele fala isso me estressa muito u.u
    E eu sou chata e ainda prefiro homem de cabelo curto XDDDDDDDDD
    Dessa vez comentei de cada um =P
    Fiquei tão feliz com a foto do shun lindão perfeito *O*
    Eu vou me corrigir, existe sim um ser perfeito, o shun *O* (brincadeira xDDDDDDDDDD)
    Eu como sempre concordo com as ideias =DDD
    Na proxima não chama de idiota ou pamonha, chama de goiaba, ficaria mais a sua cara XDDDDDDD
    Parei com o comentario infinito
    Continua assim \o/
    Bjks =***

    ResponderExcluir
  2. "Homem pode isso... Mulher só aquilo..." Tal discurso é um saco. =x
    Bem... Pessoas, essa porra toda é "igual dormir": Ja reparou que você dorme num retângulo e não cai durante a noite? o.o' Mas quando era pequeno, caía xP Logo, é o processo de socialização, a maneira como organiza as coisas na sua cabeça desde pequeno. Mas o problema é que, junto à coisas aparentemente inocentes e tidas como "Naturais" (leia-se: dormir é natural... dormir em uma cama, rede, em pé ou plantando bananeira, cada um do seu jeito ;D), as pessoas - principalmente crianças internalizam muitas coisas que no MÍNIMO deveriam ser problematizadas mais tarde. Mas claro, é muito mais facil achar que homem tem que ser pegador de cabelo curto, e se não conseguir passar o rodo nas menininhas passivas, ele nem pode chorar por isso; se chorar, de repente vira gay, e pronto, la se foram os planos do pai de criar uma super maquina de guerra sexista,e por aí vai... o.o Que merda hein.
    Espero que algumas coisas mudem, mesmo que gradualmente.
    Texto muito bom irmãozinho.

    ResponderExcluir
  3. 1º - Muito bom aquele diálogo! HAHAHAHAHA
    2º - O cara do "Cabelos longos" é bonito de doer... *O*

    Enfim, realmente, as pessoas tem uma capacidade imensa de interiorizar coisas quase nunca benéficas, o que é uma pena. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. O Shun é foda. Só isso.

    E não é rosa, é salmão.

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAH! tentando de novo. Mas para faalr bem do meu Shun eu não me importo, enfim.

    O Shun é lindooooooooooooo! (desculpe eu tinha que fazer isso) vamso lá, ele não é sexista! Ele não é pamonha! ele é um ótimo guerreiro, ele aquece o Hyoga para que ele não morra, e ele veste rosa! Desculpe mas quando eu era criança isso abriu os meus olhos para a possibilidade de homens poderem vestir rosa.

    Mas hoje estamaos aki, e... Seu post me fez lembrar de quanod eu era criança, não lembro ao certo que brinquedo era, mas eu queria um brinquedo masculino no mc donald's porque era muito mais legal. E eu naõ tive coragemd e pedir a minha mãe.

    Momento dramatico á parte.

    As coisas que você posta em fazem pensar, e eu acabo lembrando de ocasioes na minha própria vida que se encaixam muito bem.

    Aliás o único modelo de presto barba digno é o Michel Buble, e meu principe eu aceitaria muito bem se fosse o cabeludo da foto. Hum. Deixe as mulheres continuarem preferindo os presto barba lá. Sobra mais cabeludo no mundo!

    Parabéns de novo. Beijos.

    ResponderExcluir

Diga alguma pandagem.