quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reality Show

Olá! Antes de começar, queria esclarecer sobre esse texto aqui.
Algumas pessoas concluíram - erroneamente - que eu estava falando mal da tribo emo e da tribo colorida. O texto não era sobre “o mal que eles trazem”, ou nada assim. Na verdade, o texto era sobre as pessoas que não sabem ter discernimento algum e tem a incrível capacidade de chamar os coloridos de emo, quando se percebem claras diferenças.
Bem, vamos ao texto dessa semana.



No mundo inteiro, existem dezenas e dezenas de programas com sob tema “Reality Show”. Aqui, existem uns dois ou três, mas temos um que se destaca. Sabemos muito bem o nome deles, os termos e o esquema. Uma amiga disse “fala sobre o BBB”... Quando na verdade, o que me incomoda não é o programa.

O problema é quem assiste.
A programação da TV sempre esteve lá. Algumas emissoras transmitem coisas consideradas ruins, chatas, boas, divertidas... A variedade televisiva de hoje em dia é incrível. A escolha de assistir é do telespectador. Existe quem assiste a programas de esportes e existe quem assiste a programas sobre a história do Império Romano...

E existe quem gosta de Reality Show.

O público brasileiro que se denomina como “intelectual” ou “Cult” diz que odeia Reality Shows com todas as suas forças, pois funciona como uma máquina de alienação. Isso é uma falácia das grandes. É generalizar demais.
Geralmente, esses “intelectuais” relacionam todos os “Reality Shows” com o Big Brother. Eles ignoram - propositalmente ou não - a existência de todos os outros, pois no Brasil esse é o Reality Show que se destaca, graças aos veículos de comunicação montados em cima dele.
Não gostar do Big Brother demonstra uma opinião. Se for algo bom ou ruim, depende de pessoa para pessoa. Aliás, opinião é algo muito importante.
Se você odeia o Big Brother, considero imaturidade.

Acredito que se algo incomoda alguém, é porque o mesmo tem alguma força. Se uma pessoa sente ódio em relação a algo, é porque de alguma maneira, considera isso como importante.
Sinceramente... Você considera o Big Brother algo importante?



Medo de você.


Pra mim, é muito pior quem assiste. O ser humano é capaz de gastar 50 reais votando no paredão, mas não tem um agasalho pra doar para quem teve os pais mortos numa chuva.

Falando nisso, uma chuva dessas aconteceu recentemente, não?


O ser humano se lembra de quem votou no paredão, mas não se lembra o nome do deputado estadual que votou.
O povo brasileiro ao menos sabe que o Big Brother veio de um livro. Há quem pense que foi invenção brasileira.

Enfim, um professor de Física que eu tive, disse uma vez:

“Vocês sabem quem ganhou o Big Brother, mas não sabem nenhuma fórmula que eu ensino.”


O pessoal dizia que Física era muito chato. Eu me lembro de uma edição do Big Brother onde um dos BBBs era professor de matemática e disse que não precisava saber português.

...



...



Pasquale se revirou na tumba quando ouviu isso.


Ah, o Pasquale não morreu? Não? Droga...

Enfim, as pessoas deviam achar estranhas algumas coisas.
  

Estereótipos


A gostosa, o mal, o bonitão, a barraqueira, o homossexual, a pobre batalhadora, o fortão, o bonzinho. Acrescente um pouco de cada, sal a gosto, e você terá os participantes. Não entram pessoas consideradas feias pela sociedade. Quando entra, é pra fazer contraste.
O número de negros é reduzido. Em um país tão miscigenado como o nosso, porque tantos brancos, loiros, ruivos? No mínimo metade dos participantes era para ser composto por negros.

Nossos heróis


Essa semana eu comecei a faculdade e vou pra lá de trem. Eu pego o trem mais ou menos umas 6:40 e ele vem lotado. Pessoas dormindo em pé, porque a porcaria do sistema ferroviário não coloca trens em um intervalo de tempo menor. Eu estava cheio de energia, então foi tranqüilo para mim.

A maioria do pessoal está no trem desde as 6 da manhã, e terá uma jornada de trabalho que começa as 8 e termina às 18, para voltar ao trem e pegá-lo lotado novamente. Fazem isso de segunda à sexta. Alguns, ainda fazem sábado e domingo.

E você ainda vê seus heróis numa casa, fazendo academia, falando mal dos outros, ganhando dinheiro com isso e sendo chamados de heróis pelo apresentador do programa.

Votar


Para eleger as pessoas que podem mudar o país (ou piorá-lo), a pessoa vai mal humorada, com preguiça, escolhem um deputado qualquer do bairro e digitam.
Para votar no paredão, gastam uma quantidade de dinheiro bizarra e perdem tempo “eliminando” quem elas não gostam. Isso indica que as pessoas GOSTAM de alguém que habita o local.

...?
  
Falta de Assunto


Em todos os meios sociais, é assunto. Academias, supermercados, shopping, praças, lagos, parques, bares, lojas de roupa, campos de futebol, beco, morro, motel, naves espaciais.
Todas as pessoas de todos os lugares falam sobre Big Brother. O efeito dura até algumas semanas depois.

Egito


Lá fora... O Egito, como eu já disse antes. Aqui, jovens revolucionários que fazem faixas para homenagear seus fãs, os heróis do BBB. Pesquisando um pouco, achei na blogosfera um blog em homenagem a uma mulher que participava do programa.


Não votem em mim.
Até semana que vem.



Nenhuma das imagens é de minha autoria.

4 comentários:

  1. Uma amiga disse “fala sobre o BBB”... = fui eu fui eu XDDDD *retardada*
    Pessoal adora dizer q qlq programa da tv eh uma grande maquina de alienação, eh legal vc dizer isso, vc parece inteligente, eh tipo akeles textos caveirões de vestibular, jah tah pronto, vc so modifica algumas partes dependendo do assunto, e vc sai bem, todos te acham foda, mas eh uma coisa pronta, q vc nem parou pra pensar.
    Uma coisa eu digo: eu odeio bbb, mas michelle isso eh importante pra vc? De certa forma sim, pq vejo a roubalheira q tem esse programa, o guaraná antartica paga 10 milhões pra so aparecer guarana la na casa, a globo já faturou mais de bilhões com os bbbs, acho q são 2 bilhões por bbb, imagina dar 1 milhão pra um carinha la, eh facil, do quanto ela fatura, isso sim me importa, da onde sai tanto dinheiro pro guarana gastar assim do nada? Ou como a globo fatura tanto com isso? Isso torna o assunto importante e tb pq enche o meu saco quando eu vou no salão e so tem gente falando disso ¬¬'
    E esse negocio de estereotipos guilherme tah meio caindo jah, eles agora estão entupindo de gente gostosa pra grande maioria e depois rolarem casais, pra akilo la virar quase um canal playboy, eh bizarro
    tah cada vez mais baixaria, isso eh tenso
    Falo de bbb, pq eh o reality show q mais aparece, felizmente em salão pessoal não fala da fazenda, nem gente na rua fica sendo entrevistada pra saber sobre opnião e coisas do tipo, temos q ser sinceros e assumir q o bbb eh O reality show do Brasil.
    A globo continua com essa merda irritante pq ela fatura horrores com isso e todo mundo gasta comprando coisas, ligando e sei la, patrocinando um programa q so enche o cerebro das pessoas com mais cultura inutil e assim vai continuar, todo janeiro, começa outra edição de bbb, a globo faturando e um monte de gente assistindo fazendo a globo ganhar mais e assim sucessivamente, eh um ciclo... nunca acaba... E o povo não ganha NADA com isso, pelo menos na minha cabeça...
    Não sei se consegui escrever direito minha opnião pq eu escrevo mto mal, eu assumo, vc sabe guilherme XDDDDDDD
    Espero q a msg tenha sido transmitida
    Fazer o povo ter consciencia do poder do voto, ou msm do poder dele msm, vai demorar, mas não acho q seja utopico, ainda vai acontecer, eu espero =P
    Po, o mundo arabe tah em revolução, bizarro o_O
    Kd vez meus comentarios ficam maiores, vou tentar parar por aki, se eu me lembrar de ter mais alguma coisa para comentar eu comento depois XDDDDDD

    ResponderExcluir
  2. E eu desesperado: "o.o o Pasquale moreu!? Que merda e minha mãe só fica vendo BBB no Pay per View, não dá espaço pra mensagens menos ruins =x"
    É, ele ta vivo... Ufa.
    Bem. Não curto BBB. Não tenho ódio mortal, nem nada extremado; apenas não curto ;D
    Não vejo muita graça nisso. Pra que confinar pessoas em uma casa pra fazer uma análise - antes fosse, porque muita gente pouco analisa de fato- do comportamento e ver quem MERECE um milhão ou sei la quanto de dinheiro? Quem MERECE... Quem MERECE?... Se quiser me dar opções pra quem MERECE uma grana dessas, como você mesmo disse, prefiro escolher outro confinamento, como por exemplo o trem que pegou pra ir pra faculdade... Lá, pessoas devem gastar mais de um milhão em contas ao longo da vida e mal sobra pra se alimentarem direito. Algumas, senão muitas dessas, MERECEM uma grana forte.
    Escuto papos do pessoal aqui em casa, tias e quem mais assiste. Até onde eu sei, a idéia era "confinar anônimos, pessoas do povo"... Sei la. Escuto que metade ali trabalha nos "bastidores" com famosos, namoraram alguem com grana; vamos relativizar esse anonimato: pra mim, você que está lendo e mais a torcida do flamengo toda, essas pessoas talvez jamais tenham aparecido na TV... MAS isso não quer dizer que porque não a vemos, elas não tem oportunidades. E tem o suficiente para serem "indicadas" ao BBB e ganharem um milho grande; esse mesmo milho grande que os outros reais anonimos torram em contas... Sei lá hein.
    Não gosto do programa, como ja disse. Mas não é porque não gosto que vão deixar de passar - já vai pro 12 ano que vem né?. Papai falou ontem: "uma das melhores invenções do homem foi o controle remoto!" De fato. Não curto muito TV - sim, estou generalizando \o/ - mas Adoro o controle remoto XD
    Enfim, Muito bom o texto, novidade ahuhau
    Continue escrevendo irmão! Se eu tiver mais algo pra escrever, volto aqui com o maior prazer. Toda quinta entro aqui sabendo que tenho que deixar um rastro hauHauhA
    PS: Não vou te eliminar... Mas só se continuar assim XD

    ResponderExcluir
  3. "Existe quem assiste a programas de esportes e existe quem assiste a programas sobre a história do Império" - Eu, o.O
    Outro dia descobri no canal de História como eram feitas as estradas em Roma, toda uma ciência entre pedras e afins. É divertido.

    ResponderExcluir
  4. Ah, a única coisa "boa" do BBB é que vc pode analisar o comportamento deles. Povo de psicologia faz isso xD
    De resto... é uma perca de tempo total. E o Bial fuma muito quando chama esses caras de heróis.
    AH VÁ!
    BBB, futebol... pra que perder meu tempo torcendo sendo que a única que não vai ganhar nada sou eu? u_u

    ResponderExcluir

Diga alguma pandagem.